sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ovo de metro?

É isso mesmo! A tecnologia de alimentos está chegando longe e, desta vez, os japoneses inventaram um ovo cozido de metro que pode ser cortado em fatias e comido da mesma forma que os embutidos. Fiquei tão surpresa com essa novidade que resolvi compartilhar a notícia junto com meu texto sobre a qualidade nutricional deste produto.
Os benefícios do alimento vão desde o seu baixo custo até a possibilidade de substituição das carnes em pessoas intolerantes à ingestão da mesma.
Na dietética, temos um valor conhecido como NPU ou net protein utilization (proteína líquida utilizada), usado para mensurar a quantidade aproximada de proteína que é absorvida e utilizada pelo nosso organismo em uma determinada porção de alimento. O NPU é um indicador da qualidade protéica: quanto maior o seu valor, menor a porcentagem descartada pelo organismo e melhor a classificação do valor nutricional daquela proteína.
Para se ter uma idéia, enquanto o NPU de cereais é de apenas 50%, passando pelos 70% das carnes, o ovo apresenta NPU equivalente a 100%. Ou seja, ele é o único alimento cuja absorção protéica é praticamente completa. Maravilha, não? Vale destacar que este alimento é indicado principalmente para dietas de ganho de peso, já que é facilmente introduzido no cardápio e apenas uma unidade já traz a colaboração energética de até 80 calorias.
Seguem abaixo mais informações sobre o perfil biológico e nutricional deste alimento. Espero que gostem!


Um comentário:

  1. Lembro-me muito bem do ovo a metrô apresentado no início da década de 1980, na antiga feira de utilidades domésticas que aconteciam no Riocentro, Rio de Janeiro.
    E tem mais, foi invenção de brasileiro que não "pegou" na época provavelmente por acharem até então que o ovo era prejudicial a saúde!

    ResponderExcluir